Mais uma edição finalizada com êxito! Confira como foi o 9° Workshop…

workshop mogno

Na última sexta-feira, dia 19 de Outubro, aconteceu o 9° Workshop Internacional de Mogno Africano realizado pelo Instituto Brasileiro de Florestas no Espaço Fit Eventos, em São Paulo/SP.

Contamos com a presença de mais de 80 participantes, sendo eles investidores, silvicultores e empresários da área florestal, além de iniciantes do setor de investimentos em ativos florestais. Foram mais de 15 palestrantes especializados no segmento, , apresentando diversos temas relacionados ao mogno africano, desde as técnicas de plantio, modelos alternativos de investimento, e as novidades do mercado nacional e internacional desta espécie.

Solano Aquino - IBF

Diretor presidente do IBF, deu início ao 9° Workshop abordando sobre as melhores práticas e técnicas para criação de florestas de mogno africano no Brasil. Comentou também sobre as diferenças das duas principais espécies de mogno africano plantadas no Brasil e explicou sobre todas as etapas do processo de plantio.

Pedro Petry - Atelier Pedro Petry

Em seguida, Pedro, proprietário do Atelier Pedro Petry, comentou sobre o design sustentável de mobiliário e objetos, tendo como matéria prima principal a madeira. Pedro comentou sobre o mercado das peças no futuro e suas expectativas quanto ao destaque que a madeira de mogno africano vem alcançando.

Eduardinho Teixeira - Carteira Rica

É autor do Blog Carteira Rica, que é um dos maiores blogs de investimentos do país, com 2,7 milhões de visitantes em 2017. Eduardinho apresentou alternativas de conquistar a independência financeira com madeiras nobres, sem abrir mão da qualidade de vida.

Donizetti Junior - Yoorin

É representante técnico de vendas da Yoorin Fertilizantes na região de Limeira-SP, trabalha em parceria com o departamento agronômico no desenvolvimento de dias de campo palestras e demais eventos. No Workshop, abordou sobre as soluções em fertilizantes para o aumento da produtividade das florestas de mogno africano.

Bruno Brazil - IMAFLORA

Coordena a Certificação Florestal do Imaflora, empresa encarregada de assessorar todas as partes do processo de certificação das florestas, monitorando e avaliando se está tudo conforme as normas FSC exigem. Bruno descreveu como funciona este processo e explicou sua importância para as florestas de mogno para desencadear oportunidades relacionadas a carbono e serviços ecossistêmicos.

Bruno Maier - BVRio

Atualmente é o responsável pela área de Novos Negócios na BVRio e apresentou no Workshop sobre a bolsa de madeira, que é o principal serviço oferecido pela empresa. Divulgou também o WOODSAPP, novo aplicativo que desenvolveram com o intuito de otimizar a venda de madeira, seja ela seca em estufa, em tora ou serrada e seca.

Higino Aquino - IBF

Fundador e diretor de desenvolvimento do IBF, atua na criação e gestão de projetos florestais, ministra cursos, treinamentos e palestras via EAD e presencial em todo país. Discursou sobre análise e tendências de mercado, crescimento e produção de mogno africano no Brasil.

Daniela Vilela - FSC

É Coordenadora Técnica do FSC Brasil e apresentou sobre o cenário da madeira certificada FSC, explicou ainda sobre todo o processo do manejo florestal, normas e procedimentos para que a floresta consiga o certificado.

Carla Papai - Dinagro

É consultora técnica comercial na Dinagro, engenheira florestal e mestra em recursos florestais pela ESALQ/USP, discorreu sobre soluções para o controle das formigas cortadeiras nas florestas de mogno africano e também sobre o combate à ervas daninhas.

Talis Teixeira - California Wood Investment

É gerente administrativo da California Wood Investment, empresa com foco em plantio de Mogno Africano. Talis palestrou sobre os investimentos florestaisno cerrado mineiro que está sob processo de certificação da FSC.

Nuno Coelho - Consultor Jurídico

É advogado especializado em questões de alta complexidade jurídica e atua como consultor jurídico do Instituto Brasileiro de Florestas – IBF. Apresentou sobre leis e regulamentos ambientais no Brasil, relacionados com reflorestamento, produtores rurais e silvicultores.

Ronaldo Marotti - Fox América Seguros

É diretor da carteira de seguros de agronegócios da Fox América Corretora de Seguros. No evento, abordou sobre incêndios florestais e motivos de adquirir o seguro para uma garantia maior do investimento nas florestas nobres.

Gilberto Derze - Radix

Sócio Fundador da Radix Investimentos Florestais, Gilberto é responsável pelas operações de plantio e desenvolvimento, além dos projetos de captação de investidores. Comentou sobre seus 15 anos de investimentos coletivos na área de florestas nobres e sobre a viabilidade para títulos florestais.

Tiago Rincoski - IBF 

Consultor comercial no Instituto Brasileiro de Florestas, tua nas negociações de projetos de silvicultura para implantação de florestas de madeira nobre e negociações de plantios de mudas nativas para recuperação de áreas degradadas. Tiago retratou seus cases de sucesso, reservas de mudas e os serviços de assessoria que o IBF oferece.

Esthevan Gasparoto - Treevia

Atualmente Esthevan é CEO e co-fundador da Treevia Forest Technologies, uma startup do setor florestal que desenvolve sistemas de monitoramento das florestas por meio de conceitos que agregam BigData, Sensoriamento Remoto e IoT, os quais foram criados pelo próprio Esthevan.

Renata Brito - IBF

É gerente de Recursos Humanos e Administrativo Financeiro no Instituto Brasileiro de Florestas. Faz parte da comissão de elaboração dos projetos personalizados de assessoria para implantação de florestas de mogno africano. Apresentou suas análises de planilhas financeiras e viabilidade econômica dos investimentos florestais das quais é responsável de organizar e monitorar dentro do IBF.

Gilberto Capeloto - IBF

É gerente comercial no Instituto Brasileiro de Florestas desde 2015 e também co-organizador da implementação do Polo Florestal em Oliveira Fortes-MG. Trouxe para os participantes do workshop todas as informações para adquirir um modelo de economia compartilhada do Polo Florestal, projeto destinado principalmente para investidores que não possuem área.

E o 10° Workshop já está com data marcada para o dia 10 Maio de 2019. Estamos preparando mais novidades e conteúdos atualizados, fiquem de olho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *