Posso plantar mogno africano com outra cultura? Saiba mais sobre o plantio consorciado!

plantio consorciado
Foto: plantio de mogno africano consorciado com cacau

Café, cacau, pimenta do reino, banana, coco, mamoeiro, manga, maracujá, milho, palmito pupunha e mandioca são exemplos de culturas que podem ser implantados junto ao Mogno Africano. Essa modalidade de cultivo, a qual engloba mais de uma cultura, é conhecida como plantio consorciado.

O plantio consorciado é indicado para silvicultores e produtores rurais que buscam diversificar a receita de médio e longo prazo.

Esse tipo de plantio consorciado apresenta ótimos resultados, pois o Mogno Africano proporciona sombreamento e quebra o vento fazendo com que o cultivo dessas outras culturas não sofram com rajadas de vento ou excesso de sol pleno. Dessa forma, o mogno é capaz de proporcionar mais qualidade para o desenvolvimento da cultura consorciada.

espaçamento é crucial para o desenvolvimento de uma floresta, portanto, deve-se sempre ter o acompanhamento do profissional especializado na área para fazer o estudo da viabilidade de implantação quanto o da a viabilidade financeira.

estudo de viabilidade tem como objetivo fazer o levantamento de aptidão da área para receber as espécies escolhidas, definir qual espaçamento utilizar e também se a atividade é rentável ao silvicultor. Caso o espaçamento seja feito sem estudos da área, poderá ocorrer competição entre as duas culturas prejudicando o desenvolvimento radicular e nutritivo delas.

Segundo os especialistas do Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), não é indicado fazer o plantio consorciado com outras espécies de árvores, pois isso causará competição por luz, nutrientes do solo e danificar o sistema radicular da planta. Para que não haja essa competição, é indicado o plantio em linhas, ou seja, em renques.

No caso das culturas citadas no início deste artigo não há contraindicação do cultivo desde que os espaçamentos sejam feitos de forma correta.Foto: plantio de mogno africano consorciado com cacau.

 

Case de Sucesso: Fazenda São José – Itaberaba/BA

Foto: cacau produzindo

Pioneira no plantio de cacau com 5 variedades da planta, foram distribuídas em 18 hectares de terra com mais de 20 mil pés. Para auxiliar no desenvolvimento do cacau foi utilizada a técnica de sombreamento com mogno. A irrigação é realizada através bombeamento da água do Rio Paraguaçu.

Nixon Duarte, 58 anos, em entrevista à Secretaria Municipal de Comunicação e Informação Social (SECOM), estima que em 2019, quando as plantas estarão com mais de 2 anos de idade, serão coletados cerca de 20 toneladas do fruto.

Confira a matéria na integra  aqui.

 

Acesse nossa loja virtual!

 

2 comentários em “Posso plantar mogno africano com outra cultura? Saiba mais sobre o plantio consorciado!

    • Marcela Stripoli Autor do postResponder

      Olá José, tudo bem?
      Existe sim, inclusive temos um artigo sobre o consórcio com gado em nosso blog.
      Aproveito para deixar o link para mais informações: https://goo.gl/HiffpW

      Qualquer dúvida estamos à disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *